quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Projeto de Leitura

E.M. Profª. Rosa Mª. Berezoski Demarchi.



PROJETO DE LEITURA INTEGRADO COM O PROGRAMA
“ O CARATER CONTA ”


...A leitura de um bom livro é um dialogo incessante:

O livro fala e a alma responde”... (André Maurois)




PÚBLICO ALVO

Todos os alunos do 6º ao 9º Anos do Ensino fundamental da Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi.

CRONOGRAMA

Março a dezembro de 2012.
COORDENADORAS DO PROJETO
Supervisora Escola: Luciana Xavier de Souza
Orientadora Educacional: Aurora Zimmermann

JUSTIFICATIVA

Considerando que a escola não atingiu a meta de aprovação estabelecida para o ano de 2012, bem como diante do acentuado déficit em língua portuguesa apresentado pela consolidação dos resultados das avaliações diagnósticas realizadas durante o ano de 2011, nas turmas de 6º ao 8º Anos, concluímos que um dos fatores que contribui para esses resultados é o baixo nível de proficiência leitora dos alunos. Diante dos resultados apresentados, é perceptível a relevância da criação de um ambiente que intensifique a prática de leitura, a partir da reflexão acerca das atividades pedagógicas desenvolvidas pela escola e a promoção de ações que possibilitem minimizar essas deficiências, que tem como consequência dificuldades que permeiam em todo rendimento escolar, podendo acarretar além da reprovação a evasão.
Outro fator responsável pelos resultados em 2011, foi a falta de responsabilidade, no que diz respeito às tarefas escolares; quanto à organização de seus materiais escolares; tarefas do cotidiano em sala de aula; hábito de estudo; e também, com os cuidados com o meio em que vive.
Pensando nessa realidade da irresponsabilidade e a necessidade de cuidar do meio em que vive e respeitar o outro como um ser social que vive em comunidade, o projeto de leitura será integrado com o Programa “O Caráter Conta”, os temas serão trabalhados na seguinte ordem: no primeiro Trimestre os Pilares Responsabilidade, Respeito. No segundo Trimestre os Pilares Zelo e Senso de Justiça, e no terceiro Trimestre os Pilares Cidadania e Sinceridade.
Nesta perspectiva a Escola Rosa Maria Berezoski Demarchi elabora, “Projeto de Leitura integrado com o Programa “ o Caráter Conta ”que consiste na leitura de pelo menos um livro a cada trimestre, pelo professor em sala de aula, sistematizado por uma sequência didática integradas ao planejamento que contribuam para a melhoria na qualidade de ensino ofertado, acreditando que a leitura é a chave que nos permite entrar em contato com outros mundos, ampliar horizontes, desenvolver a compreensão e a comunicação. Esse projeto busca através de um trabalho conjunto, participativo e comprometido em ajudar a comunidade escolar a desenvolver o gosto pela leitura e pela produção de texto, possibilitando que estes se tornem leitores e escritores reflexivos, críticos e participativos da sociedade em que se encontram inserido, sujeito de suas ações.

... a criança aprende a ouvir, a entender o outro pela leitura. aprende a falar, a dizer o que quer pela escrita, mas esse aprender significa fazer, usar, praticar, conhecer. enquanto escreve, a criança aprende a escrever e aprende sobre a escrita... ” . (Smolka. 1991. pág.63)

OBJETIVOS GERAIS

  • Formar alunos responsáveis, leitores e escritores competentes que consigam ler, ouvir, escrever e interpretar o mundo em que vive;
  • Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania;
  • Estimular o prazer pela leitura, e provocar no aluno sua capacidade leitora, considerando a interdisciplinaridade e a atuação de toda a escola nesse processo;
  • Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando aos educandos a aquisição de competências leitoras;
  • Enriquecer a rotina escolar e estimular a leitura e a produção do texto escrito e oral;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura de livros paradidáticos, como fundamental no processo de aprendizagem;
  • Favorecer ao educando contato com as diferenciadas linguagens, através de diversas obras literárias;
  • Possibilitar a vivência de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação, através da leitura e interpretação de obras lidas;
  • Resgatar a história de sua comunidade por meio de contos populares;
  • Promover uma reflexão acerca das histórias abordadas nos livros;
  • Incentivar a produção de idéias a partir da reprodução das histórias compreendidas nos livros;
  • Oferecer livros para que os alunos conheçam a sua história;
  • Oportunizar uma roda de contação de histórias sobre os assuntos tratados nos livros, “discutir enriquece os argumentos para escrita”;
  • Aproveitar situações do cotidiano para leitura e refletir sobre os fatos ocorridos no bairro, no município, estado, pais e mundo;
  • Enriquecer o vocabulário do educando, através das diversas atividades especificas da sua disciplina;
  • Criar o hábito de refletir sobre a leitura, procurando explorar o que está implícito nos textos lidos.
  • Acompanhar os documentários e filmes buscando ampla compreensão do tema;
  • Respeitar limites do educando, procurando descobrir suas potencialidades e habilidades;
  • Especificar citações sobre o Programa “o Caráter Conta”,no cotidiano;
  • Promover a inclusão digital dos discentes através do registro das produções textuais a partir de ferramentas da web;
  • Buscar espaço para realizar trabalhos e expô-los, com auxílio da Atividade Complementar.
ler e escrever não é questão exclusiva da aula de português, mas compromisso da escola como um todo” (NEVES et al, 2006, p.12). 
 
Essa abordagem também foi defendida por José Carlos de Azeredo em publicação na qual manifesta que o professor que lida com textos e depende dos textos para ensinar os conteúdos das respectivas disciplinas precisa conscientizar-se de que, também ele, ensina o aluno a ler e a escrever. Compete-lhe, portanto, independentemente da área de conhecimento em que atue alertar e orientar seus alunos para a adequação e justeza da expressão verbal, pelo menos no que se refere à consistência do raciocínio e à propriedade de sua formulação no texto (AZEREDO, 2007, p.41).

METODOLOGIAS
  • Apresentação do projeto aos professores para articulação de idéias e ações;
  • Apresentação e abertura do projeto com os alunos de todas as turmas;
  • Contação de historias por professores;
  • Seleção de bons textos para que reflexão sobre os Pilares do Programa “o Caráter Conta”, para uma mudança de atitude.
  • Contação de histórias por alunos;
  • Contação de histórias por pessoas da comunidade local;
  • Leituras orais de histórias pelos professores;
  • Leituras de orais e silenciosas de histórias pelos alunos Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos professores;
  • Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos alunos;
  • Leitura de textos, livros, jornais, revistas, bulas, catálogos entre outros.
  • Assistir filmes, documentários, jornais, novelas, propagandas, imagens, fotos, selos para leitura e interpretação.
  • Uso da sala informatizada para leitura e pesquisa.
  • Mídia em geral.
  • Uso da Biblioteca para leitura, pesquisa e contação de histórias.
  • Escrita e reescrita de histórias;
  • Elaboração de maquetes baseadas em fatos históricos, folclóricos e etc.
  • Dramatizações de histórias e contos trabalhados com os alunos, usando fantoches e outros recursos;
  • Criação de livretos com histórias produzidas pelos alunos;
  • Passeios de Estudo, para conhecer os pontos históricos, culturais da cidade.
  • Exposição de trabalhos realizados durante os Trimestres.

RECURSOS

  • Portadores textuais de diversos gêneros da literatura infanto-juvenil;
  • Fantoches;
  • Aparelhos de som, mídias de CD, DVD e Data Show;
  • Caixas de leitura;
  • Cartolina;
  • Papel cartão;
  • Papel em metro,
  • Cola;
  • Caneta hidrocor de diversas cores;
  • Lápis de cor;
  • Tinta guache;
  • Pinceis;
  • Papel ofício e almaço;
  • Textos impressos, etc.
  • Livros;
  • Massa de modelar;
  • Réguas grandes;
  • Tesouras sem ponta;
  • Fita crepe;
  • Tachinhas;
  • Fio de nylon e algodão;
  • Caixa dourada (caixa de Pandora)
  • Copiadora, impressora e Computadores para sala dos professores;
  • Carrinho (supermercado) guardar o material utilizado nas aulas de Artes.

AVALIAÇÃO

A avaliação do Projeto ocorrerá durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos professores, as atividades de produção escrita e oral, confecção de murais ilustrados, atividades de interpretação e outras atividades escritas (contos e re-contos) desenvolvidas pelos alunos bem como a atuação de pessoas da comunidade local, considerando-se ainda os avanços obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.
E, através da observação constante, o nível de compreensão por parte do educando em relação aos temas do Programa o “Caráter Conta” e do incentivo à leitura, a escrita seus desdobramentos, bem como o comportamento dos educandos.

ATRIBUIÇÕES:

DIREÇÃO GERAL

  • Disponibilizar o material a ser utilizado no projeto de leitura, promovendo o sucesso do evento;
  • Viabilizar encontros com os professores para trocas de experiências em relação com o projeto;
  • Despertar o interesse entre os membros do corpo docente e o comprometimento com a escola, para o bom andamento do projeto;
  • Estar em contato direto com os coordenadores do projeto.
  • Acompanhar cotidianamente o andamento do projeto.


SUPERVISORA ESCOLAR e ORIENTADORA EDUCACIONAL

  • Participação efetiva no projeto em parceria com os docentes.
  • Incentivar os alunos a participarem do projeto, mostrando interesse através de participação da leitura;
  • Providenciar os meios requisitados para a realização do projeto, aquilo que for solicitado pelo corpo docente;
  • Planejar com os docentes os “Passeios de Estudo”, organizar e acompanhar as saídas de campo.
  • Estar apto a transpor obstáculos através do diálogo com os alunos, professores e demais participantes do projeto;
  • Planejar atividades relacionadas ao Programa “o Caráter Conta”, para aplicar em caso de substituição;
  • Fotografar e criar um portfólio (coleção de todo o trabalho em andamento, na organização relacionada com o alcance dos objetivos);
  • Organizar espaço para dramatização ou outros eventos relacionados ao Projeto;
  • Organizar quadro mural para mensagens relacionadas ao Programa “o Caráter Conta”;
  • Acompanhar as atividades realizadas em sala;
  • Valorizar o projeto através do estimulo constante dos educandos;
  • Apoiar a organização do projeto através da disciplina e assiduidade do aluno;
  • Ser responsável pelo andamento do projeto, promovendo reuniões para a avaliação.

BIBLIOTECÁRIOS:

  • Responsável por organizar material e espaço, através de agendamentos;
  • Selecionar textos de jornais e revistas, pertinentes aos temas do trimestre;
  • Organizar o uso da TV, DVD, vídeo, Data Show, etc.
  • Proporcionar um clima favorável para a pesquisa e leitura.
  • Organizar a biblioteca e a praça de leitura semanalmente para as turmas conforme contempla o projeto de leitura;
  • Criar um portfólio com textos informativos extraídos dos jornais, para a pesquisa e disciplinas;
  • Garantir a permanência dos jornais e revista no pátio diariamente para acesso dos alunos com facilidade;
  • Garantir semanalmente o mural jornal com os principais assuntos durante a semana;
  • Proporcionar contação de história mensalmente, com participação dos alunos ou convidados;
  • Trabalhar os diversos gêneros literários, através de técnica de leitura, em parceria com os professores de língua portuguesa;
  • Registrar sempre que possível o andamento do projeto, através de foto;
  • Responsabilizar-se pelos empréstimos de livros;
  • Trabalhar em parceria direta com Atividades Complementares e com a Professora da Sala Informatizada.

RESPONSÁVEL PELA SALA INFORMATIZADA

  • Agendar aulas no ambiente em parceria com os professores, através de agendamentos e preenchimento de uma ficha (que será vistada pela supervisão).
  • Selecionar sites para pesquisa.
  • Auxiliar na elaboração de textos, gráficos, pesquisas, etc.;
  • Registrar sempre que possível o andamento do projeto, através de foto;
  • Salvar imagens, fotos, documentários, charges, etc.;
  • Responsabilizar-se pela divulgação do projeto em blog e abrir pasta com fotos e relatório de todo projeto de leitura;
  • Acompanhar diretamente com o coordenador do projeto todo andamento do projeto de leitura.

MERENDEIRAS:

  • Anunciar, através da escrita, o cardápio da merenda e seus nutrientes.
  • Portar crachá para que o aluno leia o nome do funcionário.

SERVIÇOS AUXILIARES:

  • Proclamar a necessidade dos alunos serem responsáveis pela limpeza e organização do ambiente escolar.
  • Portar crachá para que o aluno leia o nome do funcionário.

SECRETÁRIOS E FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS

  • Afixar em mural:
  • Missão e visão da escola;
  • O horário de atendimento;
  • Quadro de Horário das turmas;
  • Calendário Escolar;
  • Manter atualizado o quadro Mural da sala dos professores (Avisos do EVN)
  • Providenciar cópias de textos aos docentes, sempre que solicitado com antecedência.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES:

  • Organizar espaço e expor os trabalhos referentes ao projeto.
  • Organizar um cronograma, no qual os alunos de uma sala deverão cantar o Hino Nacional (uma sala por semana) e juntamente oportunizar a leitura de um texto sobre o Programa “o Caráter Conta”; cobrando disciplina dos alunos.
  • Trabalhar diretamente com os bibliotecários para proporcionar contação de história mensalmente.
  • Planejar com as coordenadoras do projeto e responsabilizar-se pela organização de eventos durante andamento do projeto;
  • Estar atualizada sobre o andamento do projeto, em parceria com toda equipe envolvida no projeto;
  • Descobrir durante o projeto talentos para que sejam aproveitados para contação de história.
  • Planejar atividades relacionadas ao Programa “o Caráter Conta”, para aplicar em caso de substituição;
  •  
...todo professor é um professor de leitura: a fantasia não é uma exclusividade das aulas de literatura; e as sequências integradas de textos são pré-requisitos para a formação do leitor” (SILVA,E.T, 2007, p.105).


DOCENTES

Para que haja sucesso, o projeto leitura é necessário: Planejamento, Atitude, Ousadia, Disciplina.
O aluno quando motivado, incentivado ele faz acontecer.

  • Passar para o aluno os títulos dos conteúdos estudados no Trimestre e sua forma de avaliação;
  • Apresentar o projeto de leitura para sua regência;
  • Elaborar uma sondagem para aplicar na sua disciplina. Entregar uma cópia para a supervisão, ao final da correção entregar seu parecer, através de relatório para ser arquivado, para estudo e avaliação (Avaliação Diagnóstica);
  • O professor deverá apresentar relatórios bimestralmente como está sendo trabalhado o projeto leitura na sua disciplina e regência;
  • Solicitar os recursos didáticos, que serão utilizados nas atividades em sala, com uma semana de antecedência;
  • Comunicar aos coordenadores do projeto os dias de atividades que desejam registrar em foto ou filmagem (uma semana de antecedência);
  • Apresentar à supervisão o planejamento para sala informatizada, estudo de campo e aulas de leitura (direcionadas);
  • Cada regente irá fazer o cartaz de combinados com sua turma (no máximo 2 cartolinas),que será fixado na parede da sala de aula para visualização. Cada professor que entrar na sala irá reforçar a leitura dos combinados e sempre que possível será retomada a leitura para chamar os alunos a suas responsabilidades;
  • Auxiliar os alunos na organizar seu material de forma responsável (capa nos cadernos, cabeçalho completo, recolher os materiais conforme orientação da “atividade complementar”.
  • É necessário que o professor:
  • Selecione bons textos;
  • Fomente a curiosidade;
  • Desdobramento, desfecho.
  • Lembre-se ler exige um esforço, portanto o professor tem que ser o encantador para criar leitores. Uma boa aula de leitura tem que ser planejada, pensada:
  • Qual a realidade da turma? Qual a idéia principal do texto?Onde quero chegar? Que caminhos percorrer para aguçar a curiosidade do aluno?
Precisamos pensar em técnicas, procedimentos e alternativas para o aluno ler. Esse processo é diário... de instigação, motivação. Textos relevantes que chame a atenção do aluno. Textos que interagem que associem com a realidade que vive. O processo para formar alunos leitores tem que ser um processo de persistência e insistência por parte do professor.

Sugestão de técnica de leitura e escrita:

1º passo: O professor seleciona o texto...
2º passo: Próximo passo aguçar a curiosidade do aluno,apresente um desenho, uma foto, um objeto, filme, algo relacionado ao tema;
3º passo: Propicie um momento de descrição, argumentação; estimulando o relato do conhecimento prévio dos educandos; provocar curiosidade...
4º passo: Leitura silenciosa - A escola precisa ensinar...
5º passo: hora de discutir o texto – O que está explicito no texto...
  • Dar a direção da discussão: O que mais gostou no texto? (nomear o aluno, pois nos próximos textos os alunos irão perceber que ele pode ser chamado na próxima vez, pois ele tem que se posicionar).
6º passo: Trabalhar o implícito do texto... Pensar, comparar, provocar, associar, criar problemas para o aluno... Transpor do texto...
7º passo: Exposição em murais na sala, nos quadros murais no pátio ou em varais – valorização do trabalho realizado.

O papel do professor é provocar o aluno para a leitura e para a escrita. A prioridade: tirar o aluno do nível 1 (apenas extrair o que está explícito no texto). Levá-lo a excelência, nível 2 ( extrair o que está implícito).
   
A palavra escrita é patrimônio da cultura letrada, e todo professor é, em princípio, representante dessa cultura (KLEIMAN, 2002a, p. 7).


O PROJETO LEITURA DEVERÁ CONTEMPLAR
  • Leituras no pátio ou na Praça de Leitura (revista, jornais, gibi, etc.) realizadas pelos alunos, professores, equipe pedagógica e administrativa, bibliotecários e atividades complementares, uma vez por semana. (uma turma por semana conforme o cronograma);
  • Empréstimos de livros, onde a série levará o livro e ficará com o livro durante a 1 semana, quando realizará a troca de livro( somente nas aulas de Língua Portuguesa);
  • Mural Jornal com os fatos mais importantes ocorridos durante a semana.
  • Mural de esportes elaborados pelos professores de Educação Física.
  • No pátio será exposto o jornal e revistas diários para acesso dos alunos.
  • Na Biblioteca uma vez por mês deverá ser contemplado a Contação de histórias.
  • Semanas cívicas (conforme cronograma)
  • Espaço para pesquisa para todas as disciplinas com prévios agendamentos.
  • As aulas de Leitura na disciplina de Língua Portuguesa devem ser realizadas uma semana na biblioteca e outra semana na sala de aula (conforme cronograma exposto em sala de aula).
  • Projeto leitura/ Sala informatizada – todos os professores deverão agendar no mínimo 3 aulas por trimestre.
  • Contemplar um trabalho dentro da metodologia científica, durante o projeto principalmente nos 8º e 9º anos;
  • Apresentações de teatros, cantos, paródias, exposições de trabalhos (uma vez por trimestre).
  • Cada Regente de turma irá organizar para apresentar no dia da culminância um (1) trabalho referente ao projeto de leitura com selecionando um dos pilares do “Caráter Conta” como tema - Teatro, paródias, músicas, jograis, recitais de poemas e poesias, enfim a criatividade da turma com a participação de todos;
  • Os trabalhos desenvolvidos durante o andamento do projeto deverão ser expostos em quadro murais em sala ou no pátio uma vez por trimestre (conforme cronograma);
  • Todos os professores deverão selecionar trabalhos e arquivar para apresentar no dia da culminância do projeto (sala ambiente);
  • Concurso de canto e dança com os temas do programa “O Caráter Conta”.
  • A culminância do Projeto de Leitura será nos dias 30/10/2012 exposição de trabalhos para visita da comunidade e dia 31/10/2012 apresentações de teatros, cantos, paródias e dança, contação de histórias e etc., referentes ao tema O Caráter Conta;

Um sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas um sonho que se sonha junto pode ser uma realidade.” Sonhar é acreditar que os nossos meninos e meninas podem superar as dificuldades e se tornarem leitores e escritores de suas próprias histórias... É mais que um sonho. É uma possibilidade sim! (Márcia Cruz).

BIBLIOGRAFIA

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GAVAZZI, S. (Orgs.).Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. 2 Ed, Rio de Janeiro:
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COELHO, N. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Petrópolis, 2000. 159p.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São
Paulo: Autores Associados: Cortez, 1983.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: Teoria e Prática. 9ª ed., Campinas, SP:
Pontes, 2002.
________________. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 8ª ed, Campinas,
SP: Pontes, 2002.
________________. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da
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SILVA, Ezequiel Teodoro da. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas: Editora Papirus, 1986.
SMOLKA, A. L. B. & GÓES, M. C. (orgs.) (1995) A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. São Paulo: Editora Papirus.
________________.Acriança na fase inicial da escrita: Alfabetização como um processo
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SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e
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SOUZA, G.M.A; SILVA, L.M.S. Leitura compartilhada: um momento de prazer na formação
de professores-leitores. In: PAIVA, A. et al (Orgs.). Democratizando a leitura: pesquisas e
práticas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2004, p. 167-176.

VYGOTSKY, L. S. (1994) A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Font.
Projeto de Leitura “Quem Conta um Conto”, Escola Iolanda Pires, Bahia 2009 - Por Marcia Cruz




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