quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Contrato Pedagógico



E.M. Profª.Rosa Mª.Berezoski Demarchi.


CONTRATO PEDAGÓGICO -2012


É Preciso insistir que tudo quanto fazemos em aula, por menor que seja, incide em maior ou menor grau na formação de nossos alunos. A maneira de organizar a aula, o tipo de incentivos, as expectativas que depositamos, os materiais que utilizamos, cada uma destas decisões veicula determinadas experiências educativas, e é possível que nem sempre estejam em consonância com o pensamento que temos a respeito do sentido e do papel que hoje em dia tem a educação ”
(Proposta Curricular de Santa Catarina)


ALUNO:

Ele é a razão do seu trabalho, todo ser humano precisa ser conquistado, respeitado, valorizado, ouvido, motivado, acompanhado, cobrado, exigido... Só assim faremos transformações positivas, sempre utilizando o Dom da paciência, do bom senso e da sinceridade e sabedoria. Lembre-se que a aprendizagem passa primeiramente pela afetividade”.


1. DA VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR A RECUPERAÇÃO PARALELA (LDB Art. 14 incisos V)
a) A avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre eventuais provas finais.
b) Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições em ensino em seus regimentos.

2. FAZ-SE NECESSÁRIO UM REGISTRO HISTÓRICO DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS COM MAIORES DIFICULDADES DURANTE O ANO.
  • Conhecimento do aluno;
  • Acompanhamento diário com observações relevantes;
  • Retomadas e mudanças de estratégias;
  • Pontos positivos e pontos negativos no processo ensino/aprendizagem;
  • Que se façam os devidos encaminhamentos à orientação e a supervisão.

3. DEVERÃO CONSTAR NO DIÁRIO DO PROFESSOR AS NOTAS DE RECUPERAÇÕES PARALELAS DURANTE O TRIMESTRE COM CLAREZA NO DIÁRIO.
  • Determinar o dia de recuperação, em que momento em que aula, o conteúdo deve ser reforçado e os alunos trabalhados;
  • Recuperação participativa, individual ou coletiva.
  • No horário oposto o de aula, quando o professor constatar que o aluno precisa de reforço, o professor tiver disponibilidade para fazer recuperação. Esta recuperação se faz necessária, desde que tenha a autorização assinada pelos pais com o dia e horário marcado.
  • Encaminhar os alunos com baixo rendimento escolar para aulas na Sala de Apoio, no contra turno.
  • Toda e qualquer recuperação o professor deverá atribuir uma nota de 0 a 10.

Observações:

a) Nas recuperações, deverão ser excluídos trabalhos, pesquisas ou qualquer atividade para ser feita em casa com o intuito de aumentar a nota. As atividades deverão ser bem elaboradas, desafiadoras para que o aluno consiga aprender realmente. Toda recuperação deverá ser registrada no Diário de Classe.
b) A escola proporcionará recuperações, no contra turno na sala de apoio pedagógico, para os alunos com baixo rendimento escolar, sendo que o professor não deverá ser resistente em encaminhar seus alunos com dificuldades para o reforço.

IMPORTANTÍSSIMO:
  • A avaliação por si só não tem valor, mas quando empregada no intuito de detectar possíveis falhas no processo de ensino e aprendizagem e com isto corrigi-las, aí sim, de fato a avaliação terá o seu valor.
Quando em sala de aula, em uma avaliação, metade ou mais da metade dos alunos tirarem notas baixo da média, o professor deverá refletir sobre o seu processo de ensino e aprendizagem, revendo as estratégias empregadas, buscando alternativas para trabalhar novamente o assunto.


4. CRITÉRIOS QUE DEVERÃO SER ANALIZADOS E SEGUIDOS PARA A APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO.

  • Identificação da Escola:


Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi.
Diretora: Ana Karina de Oliveira Zacchi.
Auxiliar de Direção: José Adelir de Oliveira.
Supervisora: Luciana Xavier de Souza.
Orientadora: Aurora Zimmermann.
Professor(a):_________________________________________ Aluno:_________________________________________nº___
Disciplina:____________________

___ano____ Data:____/____/______

  • Estética e legibilidade;
  • Conteúdo, dentro do plano de curso, que tenha sido ministrado e que seja significativo;
  • Qualidade técnica das questões, clareza no enunciado, seqüência das questões, adequação ao nível da turma, diversidade, valor proporcional da questão;
  • Que as questões sejam diversificadas (alternativas, completar, associar, relacionar, cruzadinhas, analisar, questões reflexivas, convencionais e não-convencionais);
  • Observação: A avaliação deve ser bem dosada e não muito carregada de questões, e fazer uma média aritmética para lançar no diário, todas as avaliações (testes, provas) deverão ser vistadas pela supervisão escolar e uma cópia deverá ser arquivada.

IMPORTANTÍSSIMO:
Muito cuidado com as notas que seu aluno recebe para não prejudicá-lo e/ou favorecê-lo (sem merecimento) no final de ano, pois conforme o Plano Nacional de Educação o aluno que obtiver média 5,0 (cinco) em todos os bimestres soma 20 pontos anuais poderá ser aprovado por ser média mínima de aprovação com exame. Não deixe para resolver apenas no último trimestre, fique atento desde o 1º Trimestre.
Para arredondar média bimestral siga exemplos abaixo:
  • 4,1 - 4,2 = 4,0
  • 4,3 - 4,4 = 4,5
  • 4,6 - 4,7 = 4,5
  • 4,8 - 4,9 = 5,0
  • Assim sucessivamente
  • Nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, mínimo de 6 a 7 notas por Trimestre. Nas disciplinas História, Geografia, Ciências, mínimo de 5 a 6 notas por trimestre. E, Ensino Religioso, Artes, Inglês e Educação Física, mínimo de 4 a 5 notas por trimestre.
  • O professor deverá passar bilhete com antecedência, avisando que haverá avaliação e, quais os conteúdos o aluno deverá estudar e registrar no quadro de avisos no canto esquerdo da sala.
5. AGENDA ESCOLAR:

A agenda é o veículo de comunicação da Escola com a Família e da Família com a Escola. Nela contém folha de rosto de identificação e um resumo do REGIMENTO ESCOLAR. Todos os bilhetes e comunicados entregues aos alunos deverão estar colados na agenda bem como qualquer comunicado da família (saídas antecipadas, chegadas tardias, justificativas de faltas, etc). Professor é seu dever orientar os alunos para o uso da Agenda bem como cobrar assinaturas nos bilhetes.

  • O professor é o espelho do aluno, portanto deverá dar exemplo para uma boa ordem;
  • A letra no quadro negro deverá ser legível obedecendo ao traçado correto;
  • Orientar o aluno quanto: Letra com traçado correto, sinal de pontuação, uso correto do espaço nas linhas do caderno e folha de rosto em todos os cadernos;
  • Obs: Todos os cadernos deverão ser encapados, ter a folha de rosto com a identificação da escola, professor, aluno, série e disciplina.O professor deverá organizar estes dados junto com o aluno na sala de aula. Lembrando que organização faz parte da aprendizagem;
  • A correção das atividades deverá ser feita no quadro onde o próprio aluno analisa a resolução da atividade e faz sua correção.
  • O professor deverá dar visto em todos os cadernos dos alunos e colocar conceitos de estímulos.
6. DIÁRIO DE CLASSE:
  • O diário de classe é “ o documento oficial ” onde estão registrados os dados da evolução da aprendizagem do aluno. Ele permanece na Escola por 99 (noventa nove) anos, por isso cuide bem dele;
  • Não deve conter erro de qualquer espécie;
  • Deve ser preenchido, somente a caneta preta. O uso da caneta vermelha é somente para as notas inferiores a 5,0 (cinco).
  • Nas páginas de recuperação paralela é importantíssimo registrar os procedimentos realizados para auxiliar o aluno em suas dificuldades e quais foram os alunos.
  • Todos os registros devem ser datados, bem claros (detalhados) e em ordem;
  • Todos os diários deverão ser encadernados ou organizados em pasta;
  • A chamada deverá ser realizada com “ C ” de comparecimento e “ F ” de falta, e não colocar (pontos).
  • Os diários deverão ser solicitados na secretaria;
  • A preocupação com índice percentual de reprovação deve acontecer a cada trimestre, não deixando somente para o final do ano;
  • Digitar as notas no EVN, no máximo, 5 dias após a correção das avaliações;
  • Digitar no EVN as notas parciais registradas no diário(pasta) dos alunos que já foram transferidos;
  • Somente eliminar (riscar) e/ou acrescentar alunos depois do comunicado dos secretários da Escola. Então se torna obrigação do professor manter contato com a Secretaria da Escola sempre que necessitar de notas, devido a transferência, e/ou eliminações e acréscimos de alunos, bem como outras dúvidas com relação ao histórico escolar do aluno;

No final de cada trimestre fechar:
  • Número de faltas
  • Dias Letivos c. Médias
  • Registrar recuperação
  • Inutilizar partes que não foram escritos com traços.
  • Datar e assinar;
  • A cada final de trimestre entregar os diários na Secretaria para ser arquivado.
  • Sempre que solicitado pela equipe pedagógica ou administrativa deverá ser entregue.
  • As notas registradas nos diários inferior a 5,0, registrar com caneta vermelha e superior a 5 com caneta preta.

Todas as documentações deverão ser entregue na secretaria devidamente assinadas, seja entrega ou recebimento.

As documentações, notas, deverão ser entregues, rigorosamente, na data estipulada pela supervisão escolar.
Notas Trimestrais deverão ser entregues nas datas estipuladas no Calendário Escolar
no final de cada trimestre.

7. CADERNO DE REGISTROS:
  • Registrar os fatos que ocorrerem no cotidiano(com dia, horário e motivo):
  • Dificuldades;
  • Baixo rendimento devido à indisciplina ou recusa em realizar as atividades propostas;
  • Chegadas tardias e saídas antecipadas dos alunos (que ocorram com freqüência);
  • Encaminhamentos ao reforço;
  • Bilhetes enviados a família.
8. CÓPIAS DE AVALIAÇÕES OU TEXTOS:
  • Ao solicitar cópias, faça com no mínimo 5 dias de antecedência (não contar feriados, sábados e domingos)
  • Somente serão tiradas cópias de avaliações e outras atividades com autorização da supervisão escolar ou Equipe administrativa;
  • Números elevados de cópias serão realizados fora da escola, solicitar mínimo com 7 dia de antecedência (não contar feriados, sábados e domingos);
  • A maquina copiadora deverá ser operada somente pelos secretários, equipe administrativa e equipe técnica-pedagógica da escola.
9. POSTURA:
  • Seja modelo para seu aluno em todos os aspectos da vida escolar;
  • Procurar trajar-se adequadamente e de preferência usar guarda-pó;
  • Cuidar sempre com os termos usados na sala de aula e principalmente quando um aluno passar dos limites:
  • Pense antes de falar.
  • Só prometa aquilo que realmente pode cumprir isto é garantia de sua autoridade perante a turma.
  • Procure não perder o controle da situação, desta forma você ganhará créditos perante os alunos e os pais.
  • No caso de agressão verbal ou física, por parte do professor em relação ao aluno, a Direção não poderá interferir em seu favor;
  • Incentive sempre o progresso na aprendizagem de seus alunos. “Evite comentários tais como: “Você já está reprovado comigo”, “Não adianta vir mais na minha aula”. Esta atitude conspira contra você no momento de exercer sua autoridade como profissional. Lembre-se, poderia ser seu filho que estivesse ouvindo esta frase, então por que não dizer aos alunos que eles têm todas as chances do mundo só depende do esforço deles;
  • Quando necessitar resolver algum problema com os pais procure alguém da Equipe Administrativa da Escola para acompanhar, evitando assim mal entendidos;
  • Nunca bata boca com seu aluno no coletivo, pois o aluno gosta de desafiar perante os demais;
  • Aluno colocado para fora da sala de aula?
  • Está é a única solução?
  • Será que há outro meio de resolver a situação?
  • E a sua autoridade perante seus alunos?
  • Se realmente não há outro jeito, não se esqueça de chamar a Direção da Escola!
  • Pequenos atritos procurem resolvê-los em sala de aula.
  • Casos gravíssimos encaminhar para auxiliá-lo de Direção e Direção Geral;
  • Os registros de ocorrências ficarão a critério da Orientação Escolar (caderno ou pasta);
  • Procure não sair com freqüência da sala, para tomar água ou ir ao banheiro, pois estará dando oportunidade para que os alunos façam o mesmo. Caso haja necessidade em se ausentar, chamar uma pessoa da equipe administrativa para ficar em sala. É proibido deixar os alunos sozinhos em sala!
10. CONSELHO DE CLASSE
  • Para organização do conselho de classe, digite as notas no EVN no prazo solicitado, observar o mapa de notas, preencher o que for solicitado;
  • O conselho de classe é formado pelos professores, com representação da parte administrativa e pedagógica;
  • Cabe ressaltar que o conselho de classe é soberano. Na ausência de um dos membros no dia do conselho de classe a responsabilidade é dos demais presentes;
  • No último conselho de classe, o aluno que apenas reprovar em uma matéria. O conselho decidirá em uma votação entre todos os participantes do conselho a aprovação ou reprovação do aluno, pois se deve levar em consideração as habilidades e competência do aluno. (Serão feitos os devidos relatórios por escrito, onde todos os membros do conselho de classe deverão assinar).
  • No conselho do segundo trimestre o professor deverá apresentar uma estimativa de possíveis alunos com dificuldades de aprendizagem, que poderão ser reprovados, para que se faça um trabalho em parceria supervisão e orientação junto à família.
11. EXAMES

a) Os exames finais são de responsabilidade do professor, deixar tudo em ordem para supervisão escolar, com ata, número de cópias para cada aluno e uma gabaritada e outra original para a necessidade de tirar xérox na falta justificada do aluno;
b) Caso o aluno falte no exame por qualquer motivo comunicar imediatamente orientação para que as mesmas possam ligar para casa e chamar o aluno para aplicação dos exames.

12. PLANEJAMENTO DO PROFESSOR
  • O planejamento ficará a critério do professor. Poderá ser quinzenal, mensal ou por unidade.
No planejamento realizado deverá constar: CONTEÚDO, CRONOGRAMA, OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS, PROCEDIMENTOS PARA RECUPAERAÇÃO PARALELA, AVALIAÇÕES e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (quando estas forem utilizadas);
  • O Planejamento deverá ser apresentado a Supervisão sempre que solicitado;
  • Organize seu tempo e aproveite o máximo, pois somente temos 48 minutos de aula;
  • Se houver necessidade de faltar e souber com antecedência, comunique-nos e deixe o planejamento para aquele dia, pois seu aluno também sentirá a sua falta;
13. INFORMÁTICA
  • Todas as aulas na Sala de Informática deverão ser agendadas antes e o projeto apresentado com antecedência a Supervisão Escolar, através de um formulário com as coordenadoras da sala informatizada.
  • Quando o aluno for pesquisar na informática em outro turno, o aluno deverá apresentar autorização para as coordenadoras da sala informatizada. O aluno deverá ser orientado pelo professor a agendar o horário com a coordenadora e pegar autorização com as coordenadoras da sala informatizada.
  • Em caso de pesquisa extra-classe a coordenadora da sala informatizada deverá ser avisada com antecedência pelos professores, os temas que serão abordados na pesquisa.
14. BIBLIOTECA
  • A biblioteca é de uso de todas as disciplinas, portanto uma semana será reservado para as aulas de língua portuguesa e a outra semana para as demais disciplinas, com prévio agendamento.
  • Cabe ressaltar que toda semana terá aula de leitura nas aulas de língua portuguesa, uma semana na biblioteca e a outra semana em sala de aula, com caixa de livro;
  • Os bibliotecários em parceria com a Atividades Complementares da escola irão preparar contações de histórias envolvendo nossos alunos e também convidados;
  • Caberá também aos bibliotecários trabalharem em parceria com as professoras de língua portuguesa com o objetivo de trabalharem gêneros literários(fora da aula de leitura).
  • Quando o aluno for pesquisar na biblioteca em outro turno, o aluno deverá apresentar autorização para os bibliotecários (autorização com bibliotecárias).
  • Para o uso dos VÍDEOS , DVDs e data show deverá requisitar um formulário com o bibliotecário,preencher e apresentar a supervisão escolar, antes de agendar.

13.2 - EM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM:

a) Trabalhos em grupos, somente deverão ser realizados em sala aproveitando a Biblioteca e a Sala Informatizada, para pesquisa, salvo as tarefas e atividades individuais;
b) Verificar os cadernos, podendo até ser avaliados quanto à organização e outros critérios previamente combinados com os alunos;
c) Organizar os materiais antes de entrar em sala, para que não haja necessidade de sair ou de enviar os alunos para buscarem, só em caso de extrema necessidade;
d) Registre todas as ocorrências que acontecerem em sala, pois serão seus materiais mais preciosos em relação à avaliação e desempenho de seu aluno;
e) Comunicar sempre a Orientação Educacional quando houver algum problema, além do que possa resolver em sala;
f) Evite retirar aluno para fora da sala, isso somente prejudicará a relação aluno/professor;
g) Tratar com seriedade as ausências dos alunos, comunicando a falta à orientadora;
h) Siga rápido para sala após cada sinal, os/as alunos/as esperam ansiosamente pela sua aula, não os/as deixe muito tempo esperando;
i) Não permita o uso de chicletes, balas ou comer alimentos em sala.
j) Antes de começar sua aula organize a sala, verifique se há papéis no chão, organize as carteiras, pois a falta de organização gera indisciplina.
k) Mantenha a disciplina em todas as suas atividades.
l) Professor/a de Ed. Física – Organize seu tempo para que os alunos não cheguem atrasados à sala ou demorem muito nos banheiros. Acompanhe a turma na volta à sala (sair em fila e voltar em fila).
m) Orientar sempre que necessário, os alunos representantes quanto a organização e atualização de dados pasta de registros. (Professor/a Regente)

13.3 - COMBINADOS COM O REGENTE DA SALA:

Cada regente de sala irá fazer combinados gerais com a turma e será fixado na sala de aula para visualização de todos.

Alguns combinados importantes que não poderão faltar:
É dever do aluno:
a) Manter seu material escolar em ordem.
b) Fazer todas as atividades pedidas pelos professores em sala de aula e deveres para casa.
c) Respeitar os colegas, professores, funcionários em geral.
d) Usar a agenda escolar para comunicação diária.
e) Acompanhar os professores nas saídas de sala seja para a biblioteca, sala informatizada, Educação Física, ou trabalhos foras da sala de aula.

Evitar:
a) Falar palavrões e ofensas preconceituosas.
b) Jogar papéis no chão.
c) Mascar chicletes, balas ou comer qualquer alimento durante as aulas.
d) Sair sem a permissão do professor.
e) É extremamente proibido andar pelo pátio durante as aulas de Educação Física ou outras disciplinas.
f) Em hipótese alguma será permitido agressões verbais ou físicas com os colegas e professores.

Lembre-se:
O bom andamento do ano letivo depende de cada membro desta Unidade Escolar... Ninguém é mais importante ou menos importante... Temos apenas responsabilidades diferentes... ” .


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